Death Metal Awesome !!!

Death Metal Awesome !!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

ATITUDE ????? AÇÃO DIRETA .... REFLITA !!!


O que é?

Este é um livro para a ação direta. Não é o único-existem milhares: qualquer guia de jardinagem é um livro para a ação direta, assim como todo livro de receitas. Qualquer ação que desvie de regulamentos, representantes e autoridades para alcançar um objetivo diretamente é uma ação direta. Numa sociedade onde o poder político, capital financeiro e o controle social são agrupados nas mãos de uma elite, algumas formas de ação direta são, na falta de palavra melhor, desencorajadas; esse livro trata dessas particularmente, para todos aqueles que querem tomar as rédeas da própria vida e aceitar a sua parcela na determinação do destino da humanidade.

Para os civis nascidos em cativeiros criados em constante expectativa e submissão, ação direta muda tudo. Na manha que ela decide colocar um plano em andamento, ela acorda sob um sol diferente-isso se ela tiver conseguido dormir em algum momento-e em um corpo diferente, atenta a cada detalhe do mundo que a cerca e de posse do poder para muda-lo. Ela descobre seus companheiros dotados de imensa coragem e habilidade, igual a monumentais desafios e digno de amor apaixonado. Juntos, eles entrar em uma terra estrangeira onde os resultados são incertos, mas tudo é possível e cada minuto conta.

Ação Direta versus Representação

Praticar ação direta quer dizer agir diretamente para alcançar objetivos, é melhor do que acreditar em representantes ou escolher opções prescritas. Atualmente o termo é usado para indicar táticas ilegais de protesto que pressionam governos e corporações para que tomem certas decisões, oque essencialmente, não é muito diferente de votar ou fazer doações a campanhas politicas; mas descreve com mais exatidão a completa exclusão do homem médio para resolver problemas sem mediação.


Precisa de exemplos? Você pode doar dinheiro a uma organização de caridade, ou você pode começar seu próprio capítulo em comida não bombas e alimentar a você mesmo e a outras pessoas famintas de uma vez. Você pode escrever uma carta raivosa ao editor de uma revista que não tem uma boa cobertura das coisas que você acha importante, ou você pode começar sua própria revista. Você pode votar para um prefeito que promete começar um novo programa de ajuda aos sem-teto, ou você pode ocupar um prédio abandonado e abrir ele para pessoas em necessidade. Você pode escrever ao seu senador ou deputado, pedindo que ele se oponha a uma lei que permita o corte de florestas antigas-e se a lei passar mesmo assim, você pode ir até a floresta e parar o desmatamento sentando nas árvores, bloqueando as estradas e destruindo o maquinário.


O oposto de ação direta é a representação. Existem muitos tipos de representação-palavras são usadas para representar idéias e experiencias, os espectadores de uma novela deixam que seus medos e esperanças serem representados pelos protagonistas, o papa diz ser o representante de Deus-mas o exemplo mais conhecido atualmente pode ser encontrado no sistema eleitoral. Nessa sociedade nós somos encorajados a pensar na votação como os nossos meios primários de exercer poder e participar socialmente. Se pode votar para um representante político com papéis em uma urna, ou em produto de procedência corporativa com dólares, ou em uma cultura juvenil com o guarda roupa, votar é um ato de adiar, no qual o votante escolhe uma pessoa, sistema ou conceito para representar as seus interesses. Esta é uma maneira, no mínimo, não-confiável de exercer o poder.


Vamos comparar votação com ação direta, para mostrar as diferenças entre atividades mediadas e não mediadas em geral. Votar é uma loteria: se um candidato não é eleito, a energia que os seus eleitores gastaram para apoia-lo é desperdiçada, uma vez que o poder que eles estavam esperando que fosse exercido em prol deles vai para outra pessoa. Com a ação direta todos podem saber que o seu esforço trará resultados. Em contraste com qualquer tipo de petição, a ação direta garante recursos-experiencia, contatos na comunidade e relutante respeito dos adversários-que outros não podem roubar.


A votação consolida o poder de toda uma sociedade nas mãos de alguns indivíduos; através da forca usual, sem contar com os outros métodos de imposição, todos estão em uma posição de dependência. Na ação direta, as pessoas utilizam seus próprios recursos e capacidades, descobrindo no processo oque eles são e quanto podem realizar.


Votar forca todos num movimento de tentar concordar com uma facção: as organizações lutam pelos compromissos que serão feitos, cada facção insiste que o seu jeito é o melhor e que os outros estão estragando tudo por não concordar com o seu programa. Muita energia é desperdiçada nestas disputas e recriminações. Na ação direta, não é necessário um consenso geral; grupos diferentes aplicam táticas diferentes de acordo com oque eles acreditam e com oque eles se sentem confortáveis em fazer, todos complementando o trabalho coletivo. Pessoas envolvidas em diferentes tipo de ação direta não tem necessidade de discutir, a não ser quer elas realmente tenham objetivos conflitantes, ou que anos de votação tenham os ensinado a se juntar com grupos que não pensem exatamente como eles.


Conflitos provenientes do processo de votação constantemente desfocam a atenção das pessoas dos verdadeiros problemas, uma vez que elas são contagiadas pelo drama de um partido contra outro, de um candidato contra o outro e de uma proposta contra a outra. Com a ação direta, os problemas são levantados, questionados especificamente e, constantemente, resolvidos.


Votar só é possível em época de eleições. A ação direta pode ser aplicada a qualquer momento. Votar é útil apenas para tópicos pré-definidos que estão nas folhas de propostas dos políticos, enquanto a ação direta pode ser aplicada para todos os aspectos da sua vida, em qualquer parte do mundo que você viva. A ação direta faz melhor uso de recursos que a votação, campanha ou solicitação: um indivíduo pode alcançar, com um um dólar, um objetivo que custaria ao coletivo dez dólares, uma organização não-governamental cem dólares, uma corporação mil dólares, e o estado dez mil dólares.


A votação é glorificada como uma manifestação de nossa suposta liberdade. Isso não é liberdade-liberdade é poder escolher as escolhas em primeiro lugar, não escolher entre Pepsi e Coca-Cola. Ação direta é o quente. Você cria o plano, você cria as opções, o céu é o limite.


E para que serve?

A ação direta não precisa ser popular para ser efetiva. O objetivo da ação direta é a ação por si mesma, não se esforçar pela suposta opinião pública ou se preocupar com a cobertura da mídia. Aqueles criados dentro da monocultura democrática, acreditando na votação como o alfa e o omega da co-participação social constantemente presumem que o único objetivo possível para qualquer atividade política é o de converter outros para uma posição, de modo que seja criado um grupo de eleitores; conseqüentemente, eles falham em reconhecer a vasta gama de papéis que a ação direta pode interpretar. Estas são as pessoas sempre prontas para afirmar que o grafite destrói a imagem do “movimento”, ou que projetos artísticos pessoais são irrelevantes para as necessidades do “povo”. Oque acontece, é que ajudar a “converter as massas” é a penas um dos possíveis objetivos da ação direta. Vamos a alguns dos outros.


A ação direta pode simplesmente resolver um problema pessoal: um grupo de moradores de uma mesma casa precisa comer, então comida é plantada, retirada do lixo ou roubada; uma propaganda é considerada ofensiva, então é retirada ou ajustada; um grupo de amigos quer aprender mais sobre a literatura latino-americana, então um clube de leitura é criado. Para um grupo pequeno ação direta pode ser ajudar a comunidade: as pessoas precisam ser informadas que um estrupador está agindo na vizinhança , então panfletos são feitos e distribuídos; a polícia está fora de mão, então um grupo de vigias comunitários é iniciado. Ação direta pode ser uma oportunidade para pequenos grupos se acostumarem em trabalhar juntos em projetos grandes: o senhorio se recusa a consertar os apartamentos, então um grupo de moradores se une para organizar uma greve no pagamento dos alugueis.


Ação direta pode ser usada para fazer tremer a opinião de toda uma nação, mas também pode ser aplicada em um pequeno e específico grupo de pessoas, que podem ser mais facilmente influenciados: o grafite nas ruas pode não ser levado a sério por adultos da classe média, mas algumas das suas crianças os vêem como uma revelação. A Ação direta pode ser direcionada para o benefício de um grupo isolado de pessoas ao invés do grupo principal: um poster feito de papel machê no qual se lê “É uma pena que concreto não queime” pode não ser vastamente apreciada, mas vai ajudar aqueles que compartilham deste sentimento a sentir que não estão totalmente sozinhos e loucos, e talvez os inspire transformar o seu rancor silencioso em expressivos projetos pessoais.


Ação direta pode dar visibilidade para um grupo, pode dar perspectiva que de outra forma não seria representada, ou enfatizar a possibilidade de um ponto de vista que aqueles no poder iriam negar: um jornal independente espalha as notícias que a mídia corporativa não dividiria, assim como janelas de corporações quebradas provam que, apesar do que os especialistas dizem, nem todos estão felizes no capitalismo. Ação direta pode mostrar que condições psicológicas e sociais que parecem inevitáveis estão sujeitas a mudança: uma festa de rua não-autorizada que transforma o shopping do bairro em um lugar grátis e festivo espaço mostra nós devemos decidir o que fazer de qualquer espaço. Ação direta pode fazer a nossa vida menos previsível, mais mágica e excitante ou ao menos cômica, uma chace para os espectadores e participantes. Quando o trabalho, como de usual, é opressivo depressivo, apenas interrompe-lo é um serviço prestado a todos.


Popular ou não, a ação direta pode manter assuntos importantes nos jornais e nas conversas privadas: sabotar represas ambientalmente destrutivas pode diminuir seus efeitos ecológicos, não importando se as pessoas aprovam ou não a sabotagem em si. Ação direta pode dar a um grupo uma alavancada política e social: na década de 1980, squaters holandeses, enfrentando a ameaça de desocupação, demonstraram o seu poder com uma campanha direta de assédio e vandalismo que custou a Amsterdã sua chance de sediar os Jogos Olímpicos, e lhes deu um vantagem para barganhar com a cidade por seus lares. A ação direta pode pode proporcionar um impedimento: após as demonstrações durante o encontro da World Trade Organization (organização mundial do comércio) em Seatle, apenas o Qatar quis sediar a próxima reunião da WTO. Pessoas que normalmente não se oporiam ao seu governo entrar à guerra talvez o façam se souberem que a guerra vai resultar em maciças demonstrações que irão aleijar os seus negócios e interferir no cotidiano.


A ação direta pode inibir as más acoes das corporações se infringir perdas financeiras: ativistas em prol dos direitos dos animais colocaram fora do mercado diversas corporações comerciantes de peles usando do vandalismo, obstrução e protestos. A ação direta pode descredibilizar ou desabilitar organizações malignas se as conectar, no subconsciente popular, a violência e a problemas: se toda vez que um partido racista tentar sediar uma reunião e ela terminar em brigas de rua, nenhuma cidade permitira que eles se encontrem abertamente e poucos convertidos engrossarão as suas fileiras. A Ação direta pode polarizar adversários: quando alguem não consegue mudar ou ao menos coexistir com um oponente, uma campanha de provocações e de interferências pode conduzi-los a um extremismo paranóico que irá afasta-los de todas as outras pessoas.


A ação direta pode preparar a atmosfera para qualquer evento: se estandartes estiverem sendo derrubados e rádios piratas estiverem transmitindo durante toda a semana, todos esperarão que a conferencia de troca corporativa e a demostração de repúdio anarquista sejam memoráveis-e a expectativa vai ajudar a si mesma a se tornar real. A ação direta pode demostrar táticas que outras pessoas poderão usar e copiar; durante anos estas táticas podem ser úteis apenas para minorias, até que durante uma crise elas se tornem indispensáveis para todos. Quando crise vier, vão estar em melhor situação aqueles que vem praticando e aperfeiçoando essas habilidades, e todos os outros terão ao menos ouvido falar nelas.


A ação direta pode salvar vidas e dar aqueles que a protagonizam a sua dignidade de volta pois torna possível para eles confrontar a injustiça diretamente, em ataques apoiando a liberação animal, por exemplo. Pode ser a melhor forma de terapia, ajudar aqueles que agem para curar sentimentos de tédio, desesperança e impotência. Quando alguem não faz nada, tudo lhe parece impossível; uma vez engajado em alguma atividade, fica mais fácil de imaginar o que mais é possível e de reconhecer oportunidades a medida que elas surgem.


A ação direta oferece a chance de contribuir com as convicções e desejos de alguem enquanto a vida experimenta a sua noção do certo.<(provavelmente errado). Faca mais do que pensar sobre algo, faca mais do que falar sobre algo e pelo amor de deus faca mais do que ficar reclamando-faca alguma coisa! Ação direta é um meio de chegar ao saudável hábito agir ao invés de ficar apenas olhando: todo impulso que é permitido evoluir até a ação direta é um incentivo para a ocorrência de mais ações. É nessa sociedade passiva e paralisada que nós desesperadamente temos que cultivar, em nós mesmos, e incentivar, nos outros, os hábitos de engajamento e participação. Como eles dizem, direct action gets the goods.

Manual de ajuda e disseminação


Qualquer pessoa com habilidades na prática de ação direta ganha ao dividi-las com outros. Isso é o oposto de “converter” pessoas: isso da o poder de serem elas mesmas, não é uma tentativa de transformar as pessoas em cópias de alguem. Quanto mais capaz cada indivíduo e grupo for, maior é a sua habilidade de ajudar os outros, e maior sera a possibilidade de cada um de reforçar a igualdade. A disseminação da prática de ação direta cria relações de coexistência e apoio mútuo, alem de enfraquecer as relações hierárquicas e a opressão: quando as pessoas estão similarmente informadas, equipadas e familiarizadas com tomada de iniciativa, elas tem maior chance de se entenderem, dessa maneira a liberdade e a igualdade necessariamente procedem.


Conhecidamente, anarquistas e outros partidários da ação direta não dão ordens ou sofrem liderança: ação direta é um adjetivo seguido por um substantivo, não um verbo seguido por um objeto! Ao invés disso eles eles dão opções ao agir de maneira autônoma, sendo cuidadosos ao estender quaisquer conhecimentos obtidos através da experiência-este livro sendo um caso disso.


Muitos dos que tentam educar outros sobre injustiças cometem o erro de prover as pessoas com grande quantidade de material sem oferecer idéias sobre o que fazer. Sobrecarregadas com fatos, figuras e más notícias a maioria das pessoas acha ainda mais difícil agir, não mais fácil. Assim como tentativas de aumentar a conscientização sobre algo para provocar mudanças são constantemente auto sabotadas. Seria sábio aplicar as seguintes técnicas na hora de informar as pessoas: para cada questão introduzida, gastar o mesmo tanto de tempo e empenho para apresentar as habilidades necessárias, sugestões e oportunidades de ação que você gasta para distribuir informação. Uma pessoa com uma vida e condição similar as suas ira ganhar mais se ouvir as suas sugestões e perspectivas do que se ouvisse as de alguem totalmente diferente dela, por outro lado, ao falar com alguem com uma história de vida diferente da sua você é que vai lucrar, ouvindo e aprendendo, ao invés de dar sugestões sobre um assunto fora do seu contexto.


Também ocorre que algumas pessoas que praticam a ação direta, ansiosos para saírem de debaixo da bota de seus opressores, se afundam na luta de maneira tao profunda que ninguém mais pode se juntar a eles. E isso normalmente faz com que as ação percam parte do efeito. Ao construir uma tática é importante considerar se ela permite que outras pessoas também ajam ou se ela apenas as deixa paralisadas, como espectadores. Por exemplo, o bloco negro de protestantes contra a World Trade Organization em Seatle, 1999, apresentou um modelo que passou a ser usado para causar um grande impacto, enquanto as táticas do Weather Underground nos anos 70 atingiram feitos notáveis, mas falharam em inspirar outras pessoas a se tornarem ativas. As táticas mais eficazes em longo alcance são as que inspiram e equipam outras pessoas para se juntarem à luta. É importante se organizar para que o número de participantes que são imobilizados pela repressão seja menor que a constante de pessoas que se envolvem: é assim que impulso que gera as revoltas é criado. O que os seus inimigos la de cima mais querem é te isolar de todos que estão bravos por razões similares às suas. Faça questão de se manter acessível e conectado com outros, de modo que eles possam vir com você, se assim desejarem, quando começar sua jornada para um novo mundo.

A diversidade de táticas

Comunidades que praticam a ação direta são constantemente perturbadas por conflitos sobre que tática é mais apropriada e efetiva. Normalmente estes debates são impossíveis de serem resolvidos, e isso é uma coisa boa. Ao invés de prolongar a discussão infrutífera, as atividades daqueles que usam métodos distintos e da queles que tem objetivos diferentes devem ser integradas de maneira que gere benefício mútuo.


Aceitar a diversidade de táticas disponibiliza a todos a diversidade característica de verdadeiros seres humanos. Cada indivíduo tem uma história de vida distinta e, conseqüentemente, considera libertadoras e vê sentido em diferentes atividades. Insistir que todos devem se focar no mesmo tipo de ação é prova de arrogância e falta de visão-esse tipo de atitude presume que você está qualificado e que tem vontade de julgar para outras pessoas- além de não ser realista: qualquer estratégia que demande que todos pensem e ajam da mesma maneira está destinada ao fracasso, pois seres humanos não são tão simples ou submissos. Críticos constantemente alegam que as táticas as quais eles se opõem irão alienar participantes em potencial, mas com uma mais vasta gama de táticas maior será o número de pessoas que poderão entender alguma das diferentes táticas usadas. Talvez seja necessário para grupos que aplicam diferentes táticas se distanciar perante o olho público, mais eles não precisam se colocar de maneira antagônica.


Um movimento que usa várias táticas é capaz de se adaptar no caso de mudança de contexto. Um movimento pode ser comparado a um laboratório no qual vários métodos são testados; os que funcionarem serão facilmente identificados, e irão, naturalmente, se tornar populares. Como nós ainda não conseguimos sobrepor o capitalismo de uma vez por todas por nenhum método, todos ainda valem a tentativa, pois algum pode funcionar. Dessa maneira, aqueles que usam métodos diferentes daqueles que você favorece estão lhe fazendo um favor ao poupar-lhe o trabalho de testar os métodos você mesmo.


Táticas distintas, aplicadas conjuntamente, podem se complementar. Da mesma maneira que os métodos mais agressivos de Malcolm X forçaram brancos privilegiados a levarem a sério a desobediência civil não-violenta de Martin Luther King, Jr. Uma combinação de táticas de acessíveis e participativas a militantes e controversas pode, simultaneamente,atrair a tenção a um esforço, oferecer oportunidades para as pessoas se envolverem em seu próprio ritmo e fornecer àqueles que fazem parte da luta uma nova lufada de ar fresco.


Honrar a diversidade de táticas significa frear o desejo de atacar aqueles cujos métodos escolhidos parecem ser ineficazes para você, e ao invés disso se focar nos elementos faustosos que você pode adicionar para tornar os esforços de todos eficazes. Dessa maneira, é reestruturada a questão da estratégia na esfera da responsabilidade pessoal: em cada pequeno detalhe a pergunta não está mais focada no que alguem mais deve fazer ,e sim no que você pode fazer.


A importância de uma diversidade de táticas não se aplica somente quando é conveniente para você. Não alegue acreditar na diversidade de táticas apenas para depois argumentar que- apenas neste caso em particular, é claro- outras pessoas devem priorizar os seus métodos ao invés dos deles. Reconhecer o valor da diversidade de táticas significa levar em conta que outros irão tomar decisões diferentes baseadas nas suas distintas perspectivas, e respeitar isso mesmo quando as decisões deles te deixarem perplexo.

Aceitar a legitimidade da diversidade de táticas significa transformar uma linha de pensamento competitiva na qual existe apenas um jeito certo de fazer as coisas em um modo de pensar mais inclusivo e aberto. Isso contesta as hierarquias de valor e de poder, diminui abstrações rígidas como “violência” e “moralidade”.

materia tirada desta pagina:

http://pt-br.protopia.wikia.com/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_Direta:_o_que_%C3%A9,_e_para_que_serve

Por fim... não basta apenas só aderir a grupos de idiotas "juvenis" e se privar de muitas coisas como: comer carne, beber e trabalhar.... o que importa mesmo é sua verdadeira atitude qdo a tudo, pois o barco tem que andar mesmo... não ficando so no boca a boca, a verdade é que somos uma elite ainda muito provinciana, e para uma ação direta "aqui" ta muito longe disso acontecer, não existe um verdadeiro "Anarquismo" e sim, um "insignificante"sinonimo de "moda" que não causa nenhum impacto a sociedade e contra-cultura de verdade.

A.E.C.S

Postado a som de WATAIN - SWORN TO THE DARKNESS.


Um comentário: